Se você deseja saber como funciona a carreira do fisioterapeuta, saiba mais sobre a Fisioterapia Asa Sul, que também possui vários profissionais em diversas modalidades da fisioterapia, sendo assim, aqui iremos falar um pouco mais sobre como funciona a carreira do fisioterapeuta.

Sabemos inicialmente que o mercado de trabalho sempre tem espaço para mais um fisioterapeuta, isso porque muitas pessoas precisam realizar tratamentos preventivos devido a má postura, ou ainda realizar tratamentos que são capazes de ajudar aos que já estão com lesões ou problemas, sendo assim, aqui iremos falar mais sobre o assunto.

Entenda o que faz um fisioterapeuta

Assim como na Fisioterapia Asa Sul, vários outros centros de fisioterapias espalhados pelo país contratam apenas aqueles que possuem seu registro em dia e possuem um curso de graduação de bacharelado na área.

Carreira: entenda o que faz um fisioterapeuta (foto: internet)
Carreira: entenda o que faz um fisioterapeuta (foto: internet)

Para ser fisioterapeuta você precisará fazer um curso de graduação em Fisioterapia reconhecido pelo MEC, esse curso possui duração de 5 anos e irá habilitar você como profissional para atuar com a fisioterapia.

Logo depois de realizar o registro Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) o mesmo precisará se especializar na área de fisioterapia do esporte. Além do mais, segundo o próprio MEC (Ministério da Educação), os alunos estudantes desta faculdade, irão encontrar muitos assuntos no curso de graduação.

Lembrando ainda que para poder se formar, todos esses alunos precisarão fazer estágio obrigatório (principalmente durante o último ano da faculdade) e ainda deverão confeccionar e apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Saiba aqui quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta

Os fisioterapeutas conseguem fazer parte de vários segmentos, sendo que os mais comuns são os seguintes:

Acupuntura

De fato, esse processo visa prevenir e ainda controlar as dores no corpo justamente por meio de agulhas, raio laser ou ainda microcorrentes elétricas. Essa técnica acaba agindo ainda sobre neurotransmissores que vão estimulando algumas regiões especificas do próprio corpo, lembrando que esse processo acaba deixando as funções de órgãos e sistemas funcionando normalmente.

Cardiologia e pneumologia

O fisioterapeuta é capaz ainda de tratar pacientes que estão com problemas do coração e até mesmo diretamente nos pulmões. Além do mais, esse profissional ainda pode atender pacientes tanto na pré cirurgia quanto na pós!

Dermatofuncional

Nesta parte do processo, esses pacientes aqui são direcionados a partir do pós-operatório diretamente de cirurgias plásticas ou ainda que sejam capazes de envolver a pele, além de permitir a modelagem corporal, cuidar das cicatrizes, gordura, etc.

Além do mais, esse fisioterapeuta será capaz de reabilitar pessoas que realmente sofreram com queimaduras ou ainda com cortes de cirurgias que frequentemente estão incomodando. Além do mais, esse profissional também será capaz de realizar tratamentos que possuem a intenção de embelezar!

Fisioterapia do trabalho

Além do mais, o fisioterapeuta realmente poderá tratar seus pacientes com lesões musculares que acontecem justamente por causa do trabalho. Lembrando que nessa parte da função, não basta apenas orientar, mas deve ainda orientar e acompanhar esses colaboradores para evitar lesões.

Além do mais, esse profissional nessa área especifica ainda é capaz de ajudar os funcionários a se adaptarem ao ambiente de trabalho para enfim evitar lesões.

Fisioterapia Esportiva

Essa área que é muito procurada por vários profissionais, permite que esse fisioterapeuta possa tratar atletas, não somente os profissionais, mas até mesmo os amadores também, principalmente aqueles que correm o risco de se lesionarem.

Osteopatia

Esse ramo da fisioterapia é aquele que visa reestabelecer várias funções de seu corpo, devido a isto o mesmo ainda é capaz de trazer diversas intervenções para então impactar os músculos, vísceras, ligamentos, entre outros. Existe ainda outros segmentos dessa profissão, basta apenas que os estudantes saibam exatamente o que desejam!

Carreira: entenda o que faz um fisioterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *