Se você é um jovem bem informado já deve estar por dentro dos benefícios que a carteirinha de estudante pode te trazer, não é mesmo? E eles vão muito além da meia entrada em shows e na balada. Mas você sabe como solicitar a sua?

Todos os estudantes brasileiros que são matriculados na rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) podem ter a carteirinha estudantil. Desde os pequenos da educação infantil até quem já terminou o ensino médio, a graduação e os cursos de extensão universitária.

Logo mais, vou contar qual é o passo a passo para fazer a carteirinha de estudante e começar a usufruir das suas vantagens. Acompanhe comigo!

Como solicitar a carteirinha de estudante online

Quem atende ao pré requisito de estar matriculado em alguma instituição pública ou privada de ensino reconhecida pelo MEC consegue fazer a carteirinha de estudante com muita facilidade e praticidade. O procedimento pode ser feito em uma das sedes da UBES ou na internet.

Como Fazer Carteirinha de Estudante? (foto: internet)
Como Fazer Carteirinha de Estudante? (foto: internet)

Para fazer o procedimento online, as orientações são as seguintes.

1. Início do pedido

Na primeira etapa, você deve visitar o site www.ubes.org.br, clicar na sessão correspondente à carteirinha chamada “Documento do Estudante” e clicar em “Solicite Agora”. Ali estarão alguns dados iniciais para você preencher, tais como nome, e-mail, RG, CPF e escolaridade.

2. Pagamento

Com a primeira fase concluída, você terá de selecionar qual será a forma de pagamento da anualidade. São aceitos cartões de crédito e boleto bancário. O precinho é camarada e tende a ser recuperado logo nas primeiras vezes que você usar o cartão.

3. Envio de documentos

Uma vez confirmado o pagamento, a UBES envia um e-mail com os próximos passos para concluir a solicitação. Nessa etapa, você terá de enviar documentos como:

  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Foto 3×4 digitalizada: com fundo neutro, rosto evidente, olhando para a câmera, com boa iluminação, sem óculos escuros, sem bonés ou toucas e colorida;
  • Digitalização de um documento de identificação com foto: RG, CNH ou Passaporte.

Todos esses documentos devem ser enviados com formato PNG, JPG ou JPEG.

4. Produção e envio

Com todos os documentos enviados e aprovados, a carteirinha de estudante será produzida e entregue pelos Correios. O prazo aproximado é de até 30 dias úteis por correspondência simples ou 15 dias úteis por Sedex.

No caso da carta simples, não será necessário pagar pelo envio. Contudo, caso houver pressa e o estudante quiser o envio por Sedex, os custo são pagos por ele.

Prazo de validade da carteirinha de estudante

Assim como qualquer outro documento do mesmo gênero, ele tem um tempo de vida útil, ou seja, é necessário renovar a carteirinha de estudante anualmente. Essa é uma determinação da Lei 12.933/2013, aquela que regulamenta as regras da meia entrada no nosso país.

Portanto, a validade da carteirinha vai desde o dia da expedição do documento até o dia 31 de março do ano seguinte. Depois, basta solicitar a renovação.

E então, conseguiu tirar suas dúvidas? Aproveite e faça logo a sua carteirinha estudantil!

Como Fazer Carteirinha de Estudante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *